Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Festa de encerramento das atividades 2011

Depois de um encontro gostoso, comidas saborosas, um amigo secreto divertido  e uma linda celebração de Natal, encerramos  as atividades no ano de 2011. Aproveitamos a oportunidade para agradecer cada uma das voluntárias, seja da arte amiga, do coral, ou associadas, pela colaboração no ano de 2011 e pedimos que continuem conosco em 2012, pois a Associação das Amigas da Mama só é possível com a colaboração de todas. Obrigada!





Apresentação do Coral AAMA

O Natal sempre nos remete ao sentido profundo da vida, um Deus que se faz Homem através de uma criança, e vem  para nos mostrar que devemos ser como elas, inocentes e amorosas. Canções de Natal alegram o espirito. E com esse sentimento nós da AAMA  desejamos um
Abençoado Natal a todos!




sábado, 19 de novembro de 2011

Apresentação do Coral AAMA

No dia 29 de outubro o Coral da Associação das Amigas da Mama se apresentou no SESC da Esquina  interpretando  quatro músicas Viver valerá a pena (H. Guedes e M. Zauer) Diana (Paul Ancka) Oh, Carol ( Neli Sedaka) e Aurora (Mario Lago/Roberto Roberti) no Encontro de Corais que aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, em cada noite se apresentaram  oito corais, totalizando 32 corais. Nesse ano o encontro homenagiou Chiquinha Gonzaga, Francisca Edwiges Neves Gonzaga. Compositora, instrumentista, regente. Nasceu em 1847 e faleceu 1935, no Rio de Janeiro, sendo considerada a maior personalidade feminina na história da música popular brasileira.



Coral  da Associação das Amigas da Mama

Maestrina Gongeta Brunieri Xavier Fadel
Coral AAMA

Coral AAMA interpretando
Aurora- Maria lago/Roberto Roberti

A música  entra pelos ouvidos e vai parar no coração, eleva nosso espírito, nos deixando imensamente mais felizes. Queremos agradecer a todos as voluntárias da AAMA, simpatizantes da causa, pacientes,  e ex-pacientes de câncer pela doação e pela disponibilidade de estar através da música mobilizando pessoas, mais do que canções queremos chegar aos corações e sensibilizar para a detecção precoce do câncer de mama, ajudando a salvar muitas vidas.Faça parte você também, venha cantar conosco!

GRANDE CORO
Maestro: Aldo Hasse
Lua Branca - Chiquinha Gonzaga



Quer Ouvir acesse  http://www.youtube.com/
Viver Valerá a Pena (Coral Amigas da Mama)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AAMA no Centro Médico Comunitário Bairro Novo

Dia 28 de outubro a AAMA esteve no Centro Médico Comunitário Bairro Novo, pertencente à Sociedade Evangelica Beneficiente de Curitiba. realizando palestra  e orientações referente a detecção do câncer de mama.Coordenador da SIPAT Marcelo Tarasiuk.

Palestrante Mariangela Araujo Raghi



Eventos Recentes da AAMA

Dia 27 de Outubro Conscientização na Empresa Herbarium, compareceram  Alair Calderia e Mariangela Araujo Raghi  que abordaram os funcionários (aproximadamente 200) no período de almoço, distribuindo folders, laços e comercializaram produtos da Associação, como necessaire, cd, toalhinhas, livro, penal, botton etc.

Mariangela Araujo Raghi e Alair Caldeira

Produtos da Associação

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos que por força maior, foi transferido o pedágio do dia 30 de outubro para o mês de novembro, data a ser marcada. Agradecemos a compreensão de todos.

Maria Inês Malanga - presidente da AAMA

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Outubro Rosa - Alguns Eventos

O mês de outubro é considerado o mês de Luta contra o Câncer de Mama. Além do trabalho de acolhimento as pacientes de câncer  as voluntarias realizam  trabalhos de orientação e conscientização da importancia da detecção precoce. 

Dia 18 de outubro Patestra no Hospital Evangélico


Palestrante Gladys Halluch (voluntária AAMA)





No dia 22 de outubro Palestra na Escola Américo da Costa Saboia, em parceria coma Unidade de Saúde Vila Verde CIC
Palestrante Mariangela Araújo Raghi (voluntária AAMA)



 Dia 23 de outubro aconteceu a  Caminhada da Melhor Idade, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e lazer e Juventude da prefeitura de Curitiba, entatizando o Outubro Rosa, o evento contou com a participação da Copel, apoiando a AAMA.




Coral da AAMA se apresenta na PUCPR

No dia 17 de outubro o Coral da Associação das Amigas da Mama se apresentou no Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em solicitação de acadêmicas que realizaram um fórum de discusão sobre a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que vem coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.A Associação das Amigas da Mama apóiam iniciativas como essa, parabéns as acadêmicas, a Professora Ilda Wituik,  e a Assistente Social Josiane Mosson pela discussão sobre redes de proteção.





Eliz Angela Chinato Pagnoncelli (AAMA) Josiane Mosson (Assistente Social)  Ilda Wituik (Prof. Doutora)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia do Médico

Não há como passar por essa data sem deixarmos de lembrar a importância dessa profissão.
Dia 18 de outubro foi escolhido como dia dos “médicos” por ser consagrado pela Igreja Católica a São Lucas, que foi um dos evangelistas do Novo Testamento. Ele era médico, além de pintor, músico e historiador,  por isso que  nos remete à idéia que  o médico deve ser médico de homens e de almas, no sentido de estar mais próximo de seus pacientes.
Poderemos passar a vida sem precisar de alguns profissionais, mas ninguém passa pela vida sem consultar ou precisar de um médico. Podemos dizer que ser médico significa estar a serviço do bem, distribuir graças assim como Jesus fez. Quando fiquei doente, percebendo a brevidade da vida, observei a cada dia o  valoroso trabalho daquele que não se importa  apenas com o diagnóstico e a doença, mas  sobretudo importa-se com um  atendimento humanizado dedicado as suas pacientes.
À todos os médicos desejamos felicidades e que o sucesso venha através da alegria da restauração da saúde de seus pacientes.
Nós da Associação das Amigas da Mama de maneira especial lembramos  de todos os médicos mastologistas e rogamos a Deus benções e graças a todos eles.

Maria Inês Malanga
Presidente
Associação das Amigas da Mama

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Caminhada pela cura





A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio á Saúde da Mama), a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia (SFBO) e ONG internacional Susan G. Komen For The Cure realizam a segunda edição da Brasil Race For The Cure. Esse ano, o evento aconteceu no dia 16 de outubro, no Rio de Janeiro e tem como objetivos conscientizar e sensibilizar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, assim como, angariar fundos para projetos relacionados à doença.
A corrida aconteceu nas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana, compreendendo um trajeto de 6 quilômetros. Já a caminhada ocorreu na orla de Ipanema e Copacabana, em um total de 3 quilômetros. No evento, a Femama recepcionou as poderosas e parceiros da causa com atividades na Tenda das Poderosas, espaço exclusivo para sobreviventes www.femama.org.br A Associação das Amigas da Mama (AAMA) enviou uma representante para a Caminhada,  Valéria de Cassia Lopes (vice-presidente da AAMA).


Programação Outubro Rosa em Curitiba

O movimento Outubro Rosa,  visa chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama,no municipio de Curitiba ganha atenção especial por parte de várias entidades que realizarão um trabalho de conscientização:

05 de outubro - Abertura Oficial do Movimento Outubro Rosa em Curitiba
Local:
Memorial de Curitiba - Praça Iguaçu
Horário: 19h30

05/10/11 Santa Casa de Curitiba (voluntariado)
Iluminação do prédio da Santa Casa de Curitiba
Decoração de ambientes internos: hall de entrada, capela, setores dos serviços de oncologia e incentivo a ambientação
Divulgação da campanha em mídias internas
05/10/11 Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba
Horário:
19h30
Início da iluminação da fachada do hospital (ficará até 12/10/11)
Decoração com bexigas rosas na casa da mamografia
05/, 06, e 07/10 Santa Casa de Curitiba ( voluntariado)
Distribuição dos folders de autoexame e fita rosa para as colaboradoras da Santa Casa
Palestras "Prevenção ao câncer de mama" nas nove regionais de Curitiba com a produção do "Chaveiro da Vida - prevenção ao alcance das mamas" (Humsol), sempre às 14h30:

06/10 - Regional Pinheirinho
07/10 - Regional Santa Felicidade
10/10 - Regional CIC
13/10 - Regional Bairro Novo
14/10 - Regional Matriz
17/10 - Regional Boqueirão
18/10 - Regional Boa Vista
19/10 - Regional Portão
25/10 - Regional Cajuru
Palestras em todas as Unidades de Saúde (SMS) - durante o mês de outubro
12 de outubro - Festa do Dia das Crianças (SMELJ) - com distribuição de informativo  da campanha     
Data: 12/10/11
Horário: 10 horas
Local: Parque Barigui

14 de outubro - Santa Casa de Curitiba (voluntariado)
Distribuição dos folders de autoexame  na Praça Rui Barbosa, das 13 às 14 horas
Palestras às 14h30 "Prevenção do Câncer de Mama" - Dr Hélio Rubens 
Apresentação da música da campanha, no auditório Mario de Abreu - Santa Casa

18 de outubro - Pedalando a vida com saúde (SMELJ)
Horário:  concentração 19h45  saída 20h15
Local: Praça Garibaldi (Largo da Ordem)

18 de outubro
- Palestra  e apresentação do Coral do Faturamento (música-tema Outubro Rosa)
Horário: das 15 as 16 horas
Local: Hospital Evangélico (AAMA)

18 de outubro - Oficina de colar e lenço (voluntárias do Hospital Evangélico)
Horário:  início 9 horas
Almoço temático do Outubro Rosa 
Local:
Refeitório do hospital 
Horário: das 11 às 14 horas

18 de outubro - Palestras para o Grupo Facinter (AAMA)
Horário: 15h30
Local: sede Garcez Luiz Xavier 

20 de outubro - Palestras para o Grupo Facinter (AAMA)
Horário: 10h30
Local: sede Francisco Nadolny, nº 100 Campina do Siqueira

22 de outubro - Jovem Curitibano (SMELJ)
Horário:
das 10 às 17 horas
Local: Centro de Esporte e Lazer Avelino Viera (Rua Guilherme Lhlenfeltd - Tingui)
22 de outubro - Sábado Rosa no Programa Comunidade Escola (SME)
Horário:
das 9 às 17 horas
Locais:E.M. Tanira Regina Schmidt (Rua Victor Kotovis, s/n Abranches - Regional Boa Vista  3585-1286)
E.M. Newton Borges dos Reis (Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 39 Tatuquara - Regional  Pinheirinho  3396-3427 Palestra ( AAMA)
E.M. Durival Britto e Silva (Rua Emílio Bertolini, 44 Cajuru - Regional Cajuru 3366-2989)
E.M. Foz do Iguaçú (Rua João Reffo, 1080 Santa Felicidade - Regional Santa Felicidade 3364-0585)
E.M. Augusta Gluck Ribas (Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3360 Sitio Cercado - Regional Bairro Novo 3349-3611)
E.M. David Carneiro (Rua João Batista Zagonel Passos, 1161 Xaxim - Regional Boqueirão 3378-6364)
E.M. América da Costa Sabóia (Rua Emílio Romani, 316 Cidade Industrial - Regional CIC 3347-1615)
E.M. Maria Clara Tesseroli (Rua João Ribeiro Lemos, 361 Novo Mundo - Regional Portão 3246-2210)

23 de outubro - Caminhada da Terceira Idade - Celebrando a Vida (SMELJ)
Horário concentração: 9 horas - saída: 9h30
Local: Praça Nossa Senhora de Salete.

25 de outubro - Missa de encerramento da campanha Outubro Rosa Santa Casa de Curitiba  ( voluntariado )
Horário: 16 horas
Local: Capela Hospitalar

26 de outubro - Palestra na Igreja Guadalupe (AAMA e parceria da Regional Matriz)
Horário: 14 horas
27 de outubro - Atividade artística (Humsol)
Horário: 20 horas

27 de outubro - peças "Nós somos o espetáculo" (Humsol) e "As estipulias de Terezica" (Grupo Madrigal em Cena - FCC)
Horário: 21 horas
Local: Shopping Novo Batel - Teatro Paulo Autran

27 de outubro - Teatro de Bonecos (Guarda Municipal - FCC)
Horário: 21 horas
Local: Shopping Novo Batel - Teatro Paulo Autran

29 de outubro - Participação da AAMA no Encontro de Corais do SESC
30 de outubro - Pedágio - AAMA
Horário:
das 11 às 16:00
Local:  Av. Manoel Ribas (próximo ao Restaurante Madalosso)
Outubro - Plantio de flores na cor rosa (PMC) - 240.000 flores em tons rosa, nos principais pontos da cidade

> Distribuição de panfletos e intervenções nas recreações na rua XV (sábados)

> Distribuição de panfletos e intervenções nas recreações nas Arcadas (domingos)

> Camisetas na cor rosa por adesão
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curitiba

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos e todas as suas ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A proposta de iluminar em rosa pontos turísticos, prédios, pontes etc, assume importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

O câncer de mama é uma doença que teve um aumento muito significativo em todo o mundo. De acordo com o presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, Dr. Ezio Novais, a expectativa é de que o Brasil tenha 50 mil novos casos de câncer de mama em 2011 – sendo 11 mil óbitos.

[Veja aqui a fonte]

O alerta é importante, pois de acordo com a American Cancer Society em torno de 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem por causa dela. Segundo ainda Dra. Maira Caleffi presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama), os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030.

Infelizmente casos da doença aparecem a cada dia, muitas são as instituições que trabalham na prevenção e no diagnóstico precoce, tenho muito respeito por todas elas. Porém gostaria de falar da Associação das Amigas da Mama, que desde 2001 trabalha de forma voluntária na prevenção e no diagnóstico precoce, mas o principal trabalho que realiza não aparece na mídia, é o acolhimento às mulheres vítimas de Câncer de Mama. A sensibilidade com que recebem essas mulheres nos direciona ao profundo significado da palavra Humanizar.

A doação e a cumplicidade de alguém que já passou pela doença emitem um sentimento muito mais genuíno, e no momento de maior fragilidade, ter alguém com quem compartilhar os medos e angustias é algo maravilhoso, e porque não dizer ”uma dor compartilhada é uma dor diminuída” .

Parabéns pelo trabalho desenvolvido nos 12 (doze) meses do ano, pela doação, carinho e promoção da vida.

Eliz Angela Chinato Pagnoncelli
Graduada em Serviço Social com especialidade em Gestão Social de Políticas, Programas e Projetos Sociais. Recebeu o diagnóstico de câncer de mama há 2 anos, aos 37 anos, quando estava amamentando sua segunda filha, na época com 8 meses.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dia Nacional do Voluntariado

     No último domingo, dia 28 de agosto, foi o Dia Nacional do Voluntariado. No Brasil, as mulheres são a maioria absoluta nessa área. Nos centros de voluntariado do país, o sexo feminino representa bem mais da metade das pessoas que desejam fazer algum trabalho voluntário em prol de alguma causa, grupo ou comunidade.
     Aproveitando a data, a AAMA faz uma homenagem às mulheres que trabalham isoladamente ou em pequenos grupos, dentro de seus próprios lares, aproveitando de pequenos intervalos entre seus compromissos domésticos, confeccionando peças de diferentes tamanhos e modalidades, as quais são direcionadas às entidades assistenciais de seu coração.
     Um abraço à todas as voluntarias da AAMA e todas as voluntarias do Brasil.

10 anos de AAMA

     No dia 12 de agosto a Associação das Amigas da Mama organizou um jantar beneficente no restaurante Cascatinha. O evento reuniu cerca de 300 pessoas que foram prestigiar a Instituição e seus 10 anos de prestação de serviços voluntários à pacientes de câncer de mama.
     Estiveram presentes varias autoridades do Estado e Municipio, além de parceiros.

A vice-presidente da AAMA, Valéria Lopes, ao lado da cantora e deputada Mara Lima e da presidente da AAMA, Maria Inês Malanga, na noite do evento.

Amigas do Peito

por Jéssica Carvalho

    Um grupo de mulheres, uma conversa, algumas palavras de apoio e identificação. Assim se formou a Associação das Amigas da Mama do Paraná (AAMA), pelas salas de espera de quimioterapia e radioterapia de Curitiba, falando sobre os sintomas em comum, contando suas histórias e buscando um pouco de esperança e conselhos com quem de fato entendia do assunto, as amigas que também estavam enfrentando o câncer.
     Dez anos depois de sua fundação, essa continua sendo sua principal característica: oferecer amizade. “É muito bom ouvir alguém dizendo que já passou por algo que você está passando e saber que essa pessoa está bem, não é?”, questiona a presidente Maria Inês Malanga, que foi diagnosticada com o câncer em 2003, o venceu e hoje se dedica quase que integralmente à Associação.
     A AAMA trabalha com grupos de artesanato e com um coral, afinal, de acordo com Mariângela Araújo, Segunda Secretária da AAMA, o lazer é extremamente importante dentro da Associação. “Muitas das pacientes em tratamento deixam de sair de casa, então diverti-las acaba sendo uma das nossas maiores metas”, conta.
     Empréstimos de perucas, chapéus, lenços e próteses também são realizados. “Fazemos o cadastro da amiga que precisa, emprestamos a peça e mais tarde ela é devolvida para que possamos ajudar mais gente”, explica Mariângela. Nas terças-feiras, a Associação oferece orientação em relação aos direitos legais das mulheres diagnosticadas com o câncer de mama, contando com a ajuda da advogada e vice-presidente Valéria Lopes.
     A AAMA não tem fins lucrativos. Para se manter, conta com doações, venda de artesanatos confeccionados pelas associadas e alguns eventos que organizam eventualmente. Todo o trabalho prestado pelas associadas é voluntário e de muita boa vontade. “Às vezes nós acreditamos que fazer trabalho voluntário é fazer o bem para alguém, mas eu acredito no contrário: é, antes de tudo, fazer o bem para si mesmo”, afirma Maria de Lourdes Girotto Dias, a Lourdinha, conselheira Fiscal e participante do tradicional grupo de artesanato da Associação, o Arte Amiga.

Amigas da Mama tem trabalho reconhecido

Divulgação
     O líder do PPS na Câmara de Curitiba, vereador Zé Maria, entregou, na última semana, diploma em reconhecimento aos 10 anos de trabalho às “Amigas da Mama”. Ao comentar a homenagem, o parlamentar disse que a “entidade envolve uma equipe de voluntárias dedicadas na desmistificação, prevenção, tratamento e direitos jurídicos das portadoras de câncer de mama”.
     "Parabenizo a associação, que vem desenvolvendo ao longo destes 10 anos ações de acolhimento emocional, apoio psicológico, repasse de informações, possibilidades de tratamentos, hábitos e costumes que favorecem o controle da doença, além de prestar orientações de direito jurídico que lhes garante dignidade neste momento de fragilidade e de incertezas”, conclui o parlamentar.

(Texto retirado do portal da Câmara Municipal de Curitiba - 15/08/2011)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Coral da AAMA presente na reinauguração da Unidade de Saúde Santa Amélia, atual Unidade de Saúde Jocilda Maria Gunha

     O prefeito Luciano Ducci entregou nesta terça-feira (28) a nova Unidade de Saúde Santa Amélia, que há 31 anos atende parte da população do bairro Fazendinha. É o 71º equipamento de saúde aberto pela Prefeitura desde janeiro de 2005. “Isso é parte do investimento permanente da Prefeitura para corresponder às expectativas das famílias curitibanas”, disse o prefeito.
     A inauguração da nova Unidade de Saúde Santa Amélia reuniu moradores, lideranças locais e familiares de Maria Josilda Gunha, a Dona Cida, falecida em fevereiro. Ela ficou conhecida por desenvolver ações comunitárias na região e teve seu nome escolhido para denominar o Espaço Saúde local.
     Também participaram da inauguração o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto; o ex-vereador João Derosso, pai do presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, também presente ao evento; os vereadores Felipe Braga Cortes, Julieta Reis e Celso Torquato; as presidentes dos Conselhos Local e Distrital de Saúde, Anelise Alves e Leacir Cavichiollo; o padre Bruno Tonolli; e o coral da Associação Amigas da Mama.

(Texto da esquipe da CBN News - 29/06/2011)