Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Amigas do Peito

por Jéssica Carvalho

    Um grupo de mulheres, uma conversa, algumas palavras de apoio e identificação. Assim se formou a Associação das Amigas da Mama do Paraná (AAMA), pelas salas de espera de quimioterapia e radioterapia de Curitiba, falando sobre os sintomas em comum, contando suas histórias e buscando um pouco de esperança e conselhos com quem de fato entendia do assunto, as amigas que também estavam enfrentando o câncer.
     Dez anos depois de sua fundação, essa continua sendo sua principal característica: oferecer amizade. “É muito bom ouvir alguém dizendo que já passou por algo que você está passando e saber que essa pessoa está bem, não é?”, questiona a presidente Maria Inês Malanga, que foi diagnosticada com o câncer em 2003, o venceu e hoje se dedica quase que integralmente à Associação.
     A AAMA trabalha com grupos de artesanato e com um coral, afinal, de acordo com Mariângela Araújo, Segunda Secretária da AAMA, o lazer é extremamente importante dentro da Associação. “Muitas das pacientes em tratamento deixam de sair de casa, então diverti-las acaba sendo uma das nossas maiores metas”, conta.
     Empréstimos de perucas, chapéus, lenços e próteses também são realizados. “Fazemos o cadastro da amiga que precisa, emprestamos a peça e mais tarde ela é devolvida para que possamos ajudar mais gente”, explica Mariângela. Nas terças-feiras, a Associação oferece orientação em relação aos direitos legais das mulheres diagnosticadas com o câncer de mama, contando com a ajuda da advogada e vice-presidente Valéria Lopes.
     A AAMA não tem fins lucrativos. Para se manter, conta com doações, venda de artesanatos confeccionados pelas associadas e alguns eventos que organizam eventualmente. Todo o trabalho prestado pelas associadas é voluntário e de muita boa vontade. “Às vezes nós acreditamos que fazer trabalho voluntário é fazer o bem para alguém, mas eu acredito no contrário: é, antes de tudo, fazer o bem para si mesmo”, afirma Maria de Lourdes Girotto Dias, a Lourdinha, conselheira Fiscal e participante do tradicional grupo de artesanato da Associação, o Arte Amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário